Somos amantes do mar e do planeta terra e por ser algo que gostamos tanto, fazemos questão de partilhar o que aprendemos e observamos diariamente nos nossos passeios de barco no Algarve. Temos a consciência que, para continuar a partilha da nossa Costa Algarvia com os visitantes, uma das nossas maiores responsabilidades é a proteção do meio ambiente. Acreditamos que devemos devolver ao planeta o que ele nos dá, por esse motivo, somos membros do movimento global 1% For the Planet.

O conceito do 1% For the Planet é simples e a ação é notável!

Como funciona o 1% For the Planet?

O movimento pretende inspirar empresas e indivíduos a apoiar monetariamente organizações sem fins lucrativos, que lutam diariamente por proteger o meio ambiente e tornam o planeta mais saudável. As empresas ou indivíduos comprometem-se a doar o equivalente a 1% do lucro bruto anual e a organização do 1% For the Planet, une a empresa a uma ONG, ambas com os mesmos valores. Para os membros individuais, além do modelo do 1% dos lucros anuais, existe também a possibilidade de contribuir com trabalho voluntário numa ONG à sua escolha. O principal objetivo desta ação é ser acessível a todos os que têm como principal preocupação o futuro do planeta.

As organizações sem fins lucrativos, escolhidas para integrar este programa, atuam nas áreas do clima, alimentação, terra, poluição, vida selvagem e na água. A Discover Tours, estabeleceu uma parceria com uma ONG portuguesa, a Liga para a Proteção da Natureza (LPN). As soluções para cada área são distintas e comprovadas pelo movimento. Quanto à importância da proteção dos oceanos, algumas das soluções passam pela educação, ativismo, mitigação dos efeitos de seca, a conservação e limpeza dos oceanos.

Até ao momento o montante destas doações atingiu o incrível valor de 250 milhões de dólares, com a participação de mais 1200 empresas e milhares de ONGs presentes em mais de 40 países. Encontre a nossa participação aqui, e as organizações não governamentais portuguesas que integram este movimento mundial, aqui.

Gostaria de fazer parte desta grande iniciativa? Para ser um membro enquanto empresa ou individual, basta que se candidate aqui.

Quais são as ações que podemos tomar para travar a poluição dos oceanos?

Sendo a Discover Tours uma empresa que vive do que o mar nos dá, temos como principal preocupação a proteção dos nossos oceanos. Mais do que comunicarmos sobre a poluição marítima, precisamos de agir e combater a diminuição da população de peixes e corais no mar. Juntos, conseguimos reverter o flagelo que assola os oceanos!

Sabe quais os gestos que pode tomar no seu dia a dia ou até mesmo num dos nossos passeios de barco no Algarve?

Apanhar o lixo – Nas suas atividades aquáticas ou simplesmente nos passeios pela praia, leve sempre consigo um saco. Se possível, um de rede para quando mergulha poder apanhar todos os objetos que não pertencem ali.  Em vez de ficar indignado com o lixo dos outros, apanhe e posteriormente jogue no contentor certo. Será menos um resíduo no sítio errado! Desafiamo-lo a trazer um saco de rede na tour de catamarã, durante a experiência de snorkeling.

Respeite o ambiente – Nas tours que fazemos, visitamos as grutas em kayak por isso, conseguimos que os nossos visitantes tenham uma experiência mais próxima da vida marinha. Desfrute da beleza natural do momento, mas tenha em conta que não deve perturbar os animais marinhos. Não toque, não persiga e não traga nenhum animal ou coral para casa. Todos os elementos marinhos são necessários. Se faltar apenas um, o ciclo quebra.

Conter o uso de plástico – Sabemos que o plástico infelizmente faz parte da paisagem marinha e que as repercussões são gigantes. Até 2050 estima-se que possa haver mais plástico no mar do que peixes. É importante travar esse cenário, agora! Conter o uso de plástico é uma questão de hábito, atitudes sustentáveis trarão mudanças significativas para o futuro dos oceanos. Deixamos algumas mudanças que pode pôr hoje em prática.

  • Traga sempre consigo um saco de pano para qualquer ida ao supermercado.
  • Escolha sempre os produtos a granel.
  • Nas suas caminhadas e passeios, leve uma garrafa de água reutilizável.
  • Se for inevitável a compra de produtos feitos de plástico, use-os até ao seu fim de vida útil, depois deite no contentor amarelo.

Seja ativo – Reúna amigos e familiares e organize uma limpeza de praia. Espalhe a palavra sobre este assunto tão urgente e ensine aos mais novos os comportamentos a adotar. Apoie causas como a 1% For the Planet, ou outras que conheça. Esteja informado e partilhe os seus conhecimentos sobre a sustentabilidade e o desperdício zero.

Fotografia de Tim Mossholder – Unsplash

Conhece as 4 principais causas da poluição dos oceanos e mares?

Plástico – Como já dissemos anteriormente, uma das grandes causas da poluição marítima é o plástico. Sabe quais os efeitos imediatos da presença de microplásticos no mar? A cada 100 mil mamíferos marinhos e 1 milhão de aves confunde estes resíduos com comida e morre. Até mesmo os peixes que possa vir a ter no prato, podem ingerir e sucessivamente, cada humano comer até 121 mil partículas por ano.

Aquecimento global – O aquecimento global não é uma miragem e é outra das causas mais preocupantes para a qualidade da vida marinha. O aumento da temperatura da água contribui para acidificação dos oceanos e o deterioramento de ecossistemas inteiros.

Descargas industriais – Os produtos químicos vindos das fábricas são prejudiciais tanto à vida marinha como para os humanos. Estes produtos conseguem alterar o pH da água e assim neutralizar o crescimento de nova vida marinha.

Máscaras – Foi apenas há um ano que o mundo começou a usar diariamente as máscaras cirúrgicas para o combate à covid-19, mas os mares já se encontram repletos deste objeto comum. É estimado que os oceanos tenham agora, 1,56 mil milhões de máscaras descartáveis. O material que compõe as máscaras é composto por vários elementos plásticos distintos, por essa razão, são difíceis de reciclar. Contudo, o correto depósito no lixo comum, salvará a terra e os oceanos.

    Fotografia de Brian Yurasits – Unsplash

    Todos devemos contribuir para a diferença, mesmo que seja apenas 1% por dia, todos os dias. É urgente equilibrarmos os nossos consumos e reutilizar os objetos.

     

    É missão de todos mantermos os oceanos limpos para continuarmos a admirar a sua beleza.

    Fotografia Discover Tours – Observação de golfinhos