Somos amantes do mar e do Planeta Terra e por ser algo que gostamos tanto, fazemos questão de partilhar o que aprendemos e observamos diariamente nos nossos passeios de barco no Algarve. Temos a consciência que, para continuar a partilha da nossa Costa Algarvia com os visitantes, uma das nossas maiores responsabilidades é a proteção do meio ambiente. Acreditamos que devemos devolver ao planeta o que ele nos dá, e, por esse motivo, somos membros do movimento global 1% For the Planet.

O conceito do 1% For the Planet é simples e a ação é notável!

Como funciona o 1% For the Planet?

O movimento pretende inspirar empresas e indivíduos a apoiar monetariamente organizações sem fins lucrativos, que lutam diariamente por proteger o meio ambiente e tornar o planeta mais sustentável. As empresas ou indivíduos comprometem-se a doar o equivalente a 1% do lucro bruto anual e a organização do 1% For the Planet, une a empresa a uma ONG, ambas com os mesmos valores. Para os membros individuais, além do modelo do 1% dos lucros anuais, existe também a possibilidade de contribuir com trabalho voluntário numa ONG à sua escolha. O principal objetivo desta ação é ser acessível a todos os que têm como principal preocupação o futuro do planeta.

As organizações sem fins lucrativos, escolhidas para integrar este programa, atuam nas áreas do clima, alimentação, terra, poluição, vida selvagem e da água. A Discover Tours estabeleceu uma parceria com uma ONG portuguesa, a Liga para a Proteção da Natureza (LPN). As soluções para cada área são distintas e comprovadas pelo movimento. Quanto à importância da proteção dos oceanos, algumas das soluções passam pela educação, ativismo, mitigação dos efeitos da seca, a conservação e limpeza dos oceanos.

Até ao momento o montante destas doações atingiu o incrível valor de 250 milhões de dólares, com a participação de mais 1200 empresas e milhares de ONGs presentes em mais de 40 países. Encontra a nossa participação aqui, e as organizações não governamentais portuguesas que integram este movimento mundial, aqui.

Gostarias de fazer parte desta grande iniciativa? Para seres membro enquanto empresa ou individual, basta que te candidates aqui.

Quais são as ações que podemos tomar para travar a poluição dos oceanos?

Sendo a Discover Tours uma empresa que vive do que o mar nos dá, temos como principal preocupação a proteção dos nossos oceanos. Mais do que comunicarmos sobre a poluição marítima, precisamos de agir e combater a diminuição da população de peixes e corais no mar. Juntos, conseguimos reverter o flagelo que assola os oceanos!

Sabes quais os gestos que podes tomar no teu dia a dia ou até mesmo num dos nossos passeios de barco no Algarve?

Apanhar o lixo – Nas atividades aquáticas ou simplesmente nos passeios pela praia, leva sempre contigo um saco. Se possível, um de rede para quando mergulhas poderes apanhar todos os objetos que não pertencem ali. Em vez de ficares apenas indignado com o lixo dos outros, apanha e joga no contentor certo. Será menos um resíduo no sítio errado! Desafiamos-te a trazer um saco de rede na tour de catamarã, durante a experiência de snorkeling.

Respeita o ambiente – Nas tours que fazemos, visitamos as grutas em kayak por isso, conseguimos que os nossos visitantes tenham uma experiência bem próxima da vida marinha. Desfruta da beleza natural do momento, mas tem em conta que não deves perturbar os animais marinhos. Não toques, não persigas e não tragas nenhum animal ou coral para casa. Todos os elementos marinhos são necessários. Se faltar apenas um, o ciclo quebra.

Conter o uso de plástico – Sabemos que o plástico infelizmente faz parte da paisagem marinha e que as repercussões são gigantes. Até 2050 estima-se que possa haver mais plástico no mar do que peixes. É importante travar esse cenário, agora! Conter o uso de plástico é uma questão de hábito, atitudes sustentáveis trarão mudanças significativas para o futuro dos oceanos. Deixamos algumas mudanças que podes colocar hoje em prática.

  • Leva sempre contigo um saco de pano a qualquer ida ao supermercado.
  • Escolhe sempre que possível os produtos a granel.
  • Leva uma garrafa de água reutilizável nas tuas caminhadas e passeios.
  • Se for inevitável a compra de produtos de plástico, usa-os até ao seu fim de vida útil, depois deita-os no contentor amarelo para serem reciclados.

Ser ativo – Reúne amigos e familiares e organiza uma limpeza de praia. Espalha a palavra sobre este assunto tão urgente e ensina aos mais novos os comportamentos a adotar. Apoia causas como a 1% For the Planet, ou outras que conheças. Informa-te e partilha o teu conhecimento sobre a sustentabilidade e o desperdício zero.

 

Fotografia de Tim Mossholder – Unsplash

Conhece as 4 principais causas da poluição dos oceanos e mares?

Plástico – Como já dissemos anteriormente, uma das grandes causas da poluição marítima é o plástico. Sabes quais os efeitos imediatos da presença de microplásticos no mar? Mais de 1 milhão de animais marinhos (incluindo mamíferos, peixes, tubarões, tartarugas e pássaros) são mortos a cada ano devido a detritos de plástico no oceano. Até mesmo o peixe que comemos, podem ingerir e consequentemente cada humano acaba por comer até 121 mil partículas de plástico por ano.

Aquecimento global – O aquecimento global não é uma miragem e é outra das causas mais preocupantes para a qualidade da vida marinha. O aumento da temperatura da água contribui para a acidificação dos oceanos e o deterioramento de ecossistemas inteiros.

Descargas industriais – Os produtos químicos vindos das fábricas são prejudiciais tanto à vida marinha como para os humanos. Estes produtos conseguem alterar o pH da água e assim neutralizar o crescimento de nova vida marinha.

Máscaras – Foi apenas recentemente que o mundo começou a usar diariamente as máscaras cirúrgicas para o combate à covid-19, mas os mares já se encontram repletos deste objeto comum. É estimado que os oceanos tenham agora 1,56 mil milhões de máscaras descartáveis. O material que compõe as máscaras é composto por vários elementos plásticos distintos, e são por essa razão, difíceis de reciclar. Contudo, o correto depósito no lixo comum, salvará a terra e os oceanos.

Todos devemos contribuir para a diferença, mesmo que seja apenas 1% por dia, todos os dias. É urgente equilibrarmos os nossos consumos e reutilizar os objetos.

É missão de todos mantermos os oceanos limpos para continuarmos a admirar a sua beleza.

    Fotografia de Brian Yurasits – Unsplash