Numa região única como o Algarve, em que o sol aparece sem pedir licença ao longo de mais de 300 dias por ano, esta, só poderia ser uma região com vários locais indicados para tirar aquela fotografia que será eternizada no Instagram.

Parta à descoberta dos locais mais instagramáveis do Algarve e desfrute de cada momento à boleia da Discover Tours.

Hoje em dia, muitas viagens são planeadas em função das imagens que vemos no desenrolar infinito do feed de notícias no Instagram. Para quem está familiarizado com esta rede social, sabe que por ali são publicadas centenas de fotografias que dão ótimas sugestões para o seu próximo destino de férias. Sendo o Algarve frequentemente identificado, já sabe qual o próximo local mais instagramável a visitar? Faça um roteiro por entre as nossas sugestões e verá que para além de fotografias fantásticas, conhecerá locais com história e tradição.

 

Gruta de Benagil

É quase certo que já se cruzou com algumas imagens de uma praia no centro de uma gruta em que no teto abobado existe uma abertura circular com vista para o céu. A gruta de Benagil invadiu o Instagram com a sua beleza, após o jornal The Guardian a colocar na lista das 10 Melhores Maravilhas Naturais do Mundo. Esta gruta fica a 150 metros da praia piscatória de Benagil, mas só pode ser alcançada por mar. As boas notícias para si, é que a Discover Tours tem uma das melhores experiências para chegar a esta formação rochosa. Numa viagem de barco a partir de Portimão, com a duração de 1h45m aproximadamente, conhecerá a tão aguardada gruta de Benagil, e ainda, a praia de Carvoeiro e da Marinha. Agende a sua viagem e num minuto terá o bilhete de ida numa experiência a bordo do nosso barco com guia local.

Sugestões de fotografia: é pela manhã que a luz do sol entra pela gruta e desenha formas orgânicas na areia da gruta de Benagil. Jogue com essa luz e sombra com o objetivo de conseguir fotografias muito interessantes. É também pela manhã que a gruta se encontra com menos pessoas, por isso, se o seu objetivo for tirar muitas fotografias à beleza natural de Benagil, saiba que uma das viagens diárias da Discover Tours é logo pela manhã. Neste passeio de barco com guia local a Benagil e Carvoeiro, tem ainda a oportunidade de navegar por entre grutas sempre acompanhado por um guia local que lhe vai contando todas curiosidades e segredos das formações rochosas.

Algar Seco

É um monumento natural, localizado em Carvoeiro com formações rochosas, grutas e piscinas naturais de águas transparentes. Só do mar conseguirá avistar a curiosa “Boneca”, uma rocha em forma de cone com duas janelas voltadas para o mar. O Algar Seco é de passagem obrigatória a quem visita o Algarve e pode ser percorrido pelo mar ou por terra. Experiencie estas duas formas de lá chegar, pois, são muitos os recantos a serem descobertos e valerá cada minuto.

Sugestão de fotografia: num passeio de Catamarã à vela, fotografe toda a beleza natural da costa algarvia logo pela manhã. É neste período, que o sol se encontra alto e não cria sombras desnecessárias nas fotografias. É aconselhado a levar sempre material protetor para a câmara ou telemóvel, de maneira a não arriscar salpicar as lentes com água salgada. Visite também por terra o Algar Seco, mas opte pelo horário do pôr do sol. Chegue um pouco mais cedo e dirija-se à gruta “A Boneca”. Tire fotografias deste lugar incrível e faça um vídeo durante a passagem do túnel que dá acesso à gruta e às duas janelas com vista para o mar. A luz dourada do pôr do sol é aconselhada a ser fotografada a partir do passadiço de madeira.

 

Ponta da Piedade

Fica em Lagos e é um paraíso na terra, ou melhor, no mar! São várias as formações rochosas que fazem este cenário ser um dos mais visitados ao longo do ano. Para além das rochas esculpidas pela força da maré, as águas aqui ganham uma cor azul-turquesa irresistível a muitas fotografias. A visita à Ponta da Piedade pode ser feita por terra, ou por mar, mas é na segunda opção que fica a conhecer todos os segredos mais bem guardados deste lugar. Num passeio de barco com a Discover Tours, traga consigo o seu lado mais criativo e veja nas várias formas rochosas um submarino, um elefante ou até um camelo.

Sugestão de fotografia: o final do dia na Ponta da Piedade apresenta uma explosão de cores. Entre o sol dourado, o mar cristalino e as rochas, existirão inúmeros pontos onde tirar uma fotografia perfeita para recordar o passeio. A Discover Tours tem vários passeios com destino à Ponta da Piedade, mas é no Summer Fun Cruise que poderá desfrutar das horas douradas do final do dia. Este é um passeio de 3 horas em que conseguirá captar toda a beleza das praias, grutas e ainda ter momentos de diversão no trampolim aquático, ou no paddle.

Rota do Petisco

Não é apenas um local, mas sim vários que deve visitar ao folhear um passaporte com todas as informações sobre este evento que acontece em 11 municípios do Algarve. A Rota do Petisco faz 11 anos e celebra a gastronomia num formato muito tentador. Deve conseguir percorrer o máximo de restaurantes inscritos no evento ao longo de um mês (10 de setembro a 10 de outubro de 2021). Poderá adquirir o seu passaporte em qualquer estabelecimento (tem um custo solidário de 1,5 €) e começar a aventura com amigos, por entre sabores e bebidas do Algarve.  Conheça todos os pontos a visitar no website deste evento anual.

Sugestão de fotografia: porque o Instagram também é um ótimo conselheiro nas aventuras gastronómicos, aqui tire o máximo de fotografias aos pratos e no fim eleja os seus preferidos. Nestes passeios por entre restaurantes e pastelarias irá conhecer locais icónicos da região, muitos já com largos anos de portas abertas. Aproveite para fotografar e documentar a história de cada um.

    Fotografia de Leo Roza – Unsplash

    O Algarve é uma região que surpreende todos os que a visitam e partem sempre com boas memórias e fotografias para contar a sua experiência. Esperamos que aprecie os 4 locais mais instagramáveis do Algarve numa próxima visita e partilhe connosco as suas fotografias. Visite-nos nas nossas redes sociais no Facebook e Instagram