Toda a costa do Algarve é repleta de mistérios escondidos nas suas falésias, começando pelas suas formas irregulares, aos tons dourados que se reclinam sobre o azul do mar. Desde 2013 que a Discover Tours, partilha a beleza da região por via marítima aos que escolhem o Algarve como destino de férias.

Este verão de 2021, parta numa nova aventura pelos mares do Algarve e tenha o primeiro contacto com golfinhos!

Viva uma das melhores experiências da sua vida a bordo do Onda Azul, a nova embarcação da Discover Tours. Depois de vários anos a navegar ao longo da costa, de proporcionar momentos inesquecíveis ao explorar as grutas e as formações rochosas, percebemos que o mar do Algarve pode ser ainda mais surpreendente! Nestas férias, um passeio pelo mar, levam-no à observação de golfinhos e outros cetáceos no seu habitat natural.

Fotografia de Guillermo Varela – Unsplash

 

O que esperar da experiência de observação de golfinhos?

Neste indescritível passeio, prepare-se para uma sensação única enquanto corta as ondas do mar do Algarve e observa os fascinantes golfinhos surfarem junto do seu barco. Fique arrebatado por cada salto no mar destas fantásticas criaturas que acompanharão parte da sua viagem de cerca de 3:30 horas.

Fique maravilhado no seu primeiro encontro com golfinhos no seu habitat natural.

Viver esta experiência no Algarve, é uma das melhores sensações que poderá ter na vida! Observe os energéticos saltos dos golfinhos a escassos metros do seu barco. Entenda o quão velozes estas famílias de cetáceos podem ser nas suas corridas em grupo ao lado do catamarã. E ainda, durante o seu passeio em família, as crianças terão a oportunidade de se deliciarem ao observar as crias a seguir as suas mães mar adentro. São momentos especiais que nos dão motivação para partilhar consigo esta experiência enriquecedora e adorável.

O passeio de observação de golfinhos na Discover Tours é também um momento de aprendizagem e de conhecimento sobre o comportamento dos golfinhos, bem como, de outros cetáceos, tais como, a orca e a baleia. A bordo terá as explicações da tripulação sobre estes curiosos animais do mar e de outras fascinantes espécies que se aproximem. Conte com a presença de André Rosa (contramestre e motorista), André Fonseca (patrão costa) e Viviane (patrão local e bióloga). As inúmeras horas no mar deram a esta equipa uma vasta sabedoria sobre estas criaturas e sobre algumas curiosidades da costa algarvia. Todos os comentários da nossa equipa serão feitos em português.

Depois da observação de golfinhos, é hora de se divertir com as nossas atividades ao largo de uma baía calma e abrigada por uma paisagem ímpar do nosso Algarve. A bordo do Catamarã, divirta-se como nunca no nosso parque aquático, mergulhe num mar translucido ou simplesmente respire a brisa marítima enquanto apanha banhos de sol.

Numa combinação perfeita entre observação de golfinhos, paisagens de cortar a respiração, atividades aquáticas, por fim, será servido um snack delicioso que as crianças não resistirão. Tenha um dia cheio de emoções e termine o seu passeio com um sorriso contagiante.

Qual o barco utilizado pela Discover na observação de golfinhos?

A construção da embarcação Onda Azul, foi cuidadosamente realizada para oferecer um encontro com a natureza em segurança e com um detalhe que distingue este catamarã dos demais. No exterior do barco foi deixada a marca do artista urbano ASUR. Nele poderá encontrar a representação de golfinhos que acompanharão toda a viagem. Filipe Neves, também conhecido por ASUR, têm uma vasta experiência de 16 anos no mundo do graffiti e os seus trabalhos podem ser vistos em várias cidades de Portugal, maioritariamente no Algarve, onde Filipe cresceu e fez evoluir a sua arte. Uma das temáticas recorrentes do artista, é a representação de cenários marítimos onde alerta para a preservação dos oceanos. Estes aspetos uniram-se, aquando da escolha do artista para dar cor ao novo barco Onda Azul. A técnica utilizada na imagem, foi um desenho feito à mão livre com graffiti e apenas com o uso de stencil no logótipo da Discover Tours. A escolha dos elementos pintados, foi feita em conjunto com ASUR e a equipa da Discover.

Fotografia por ASUR

Conjugámos a arte urbana com o mar e a diversão com o conhecimento, tudo isto no novo catamarã Onda Azul. Sempre que olhar para o horizonte entre Lagos e Portimão, tente avistar o nosso barco com estes detalhes únicos

 

Quais as espécies que podemos observar no passeio de barco?

No passeio de barco, poderá conhecer as várias espécies deste simpático mamífero, bem como, outros cetáceos como as orcas, ou até mesmo as enormes baleias. As aves marinhas também poderão acompanhar a sua viagem, especialmente se um cardume andar próximo. Todas estes seres marinhos são presença habitual na zona costeira do Algarve.

Golfinhos – As espécies de golfinhos mais avistadas na costa algarvia, são o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus), o boto (Phocoena phocoena) e o golfinho-comum (Delphinus delphis). Os golfinhos são conhecidos por serem muito inteligentes, brincalhões e são dos poucos mamíferos que podemos encontrar em praticamente todos os oceanos e ainda em alguns rios, como no rio Tejo em Lisboa. São animais muito sociáveis e vivem em comunidade com a sua própria espécie e com outras, sendo comum incluírem indivíduos que não façam parte da sua família. Os golfinhos são animais curiosos por natureza, como tal, quando um barco se aproxima, eles tendem a exibir os saltos e a sua boa forma física. No seu passeio com a Discover, prepare-se para apanhar uns salpicos de água destes nossos amigos.

Fotografia de Pablo Heimplatz – Unsplash

Baleias – A zona do barlavento algarvio é um local ótimo para a observação, por ter mar calmo e um excelente clima. Estas águas são ricas em alimento para os cetáceos, principalmente na primavera e no verão, por esse motivo, entre as várias vidas marinhas, a Baleias Minke ou Baleia-anã é regularmente avistada. É das mais pequenas da sua espécie de baleias de barbas, mas não deixa de possuir um tamanho impressionante de 10 metros de comprimento. As solitárias Baleias-anãs são residentes em Portugal e adoram comer sardinhas.

Tubarões – Como já tínhamos mencionado antes, para além dos golfinhos e baleias, também será possível observar outras espécies. O tubarão-frade é o segundo maior peixe do mundo, logo a seguir ao tubarão-baleia. Têm um tamanho médio de 10 metros e podem chegar aos 50 anos de idade. São fáceis de localizar devido ao seu tamanho, mas são mais tímidos que os golfinhos. Esta espécie habita o Algarve durante todo o ano, mas é no verão que se aproximam mais da costa para procurar zooplâncton, um alimento que se encontra à superfície da água. O tubarão-frade apesar de ter porte grande, não representa nenhum perigo aos humanos.

Orcas – Andam em grupo e podem atingir o espantoso peso de 9 toneladas e alcançar os 10 metros de comprimento. Pertencem à família dos golfinhos e também elas navegam por vários oceanos, incluído o nosso. Anualmente são avistadas ao largo do Algarve no decorrer dos meses de março a setembro. Partem em busca do seu alimento preferido, o Atum Rabilho em direção ao estreito de Gibraltar. Uma curiosidade sobre as orcas, é que elas pertencem a clãs e cada família tem uma linguagem exclusiva. Outro aspeto sobre as orcas, é que elas não têm olfato ao contrário dos tubarões, mas, em contrapartida, tem uma audição muito apurada que lhes permite possuir outro sentido, a ecolocalização!

Fotografia de Nitesh Jain – Unsplash

A Discover Tours preparou para 2021, esta nova aventura que cruza os mares do Barlavento Algarvio para desfrutar de um fantástico passeio com a presença da vida marinha que reside na costa. Conheça os fascinantes golfinhos, as enormes baleias e outros curiosos cetáceos enquanto se diverte em família ou com amigos no catamarã Onda Azul.

Descubra o novo passeio de barco e outros na Discover Tours.