Lagos oferece aos viajantes uma experiência inesquecível e memorável. Com as suas praias mundialmente famosas, comida deliciosa e uma vida noturna vibrante, a cidade acolhe os visitantes com um sorriso caloroso e amigável.

O mar é um velho companheiro da cidade, conhecida pelos seus corajosos marinheiros de outrora. Noutros tempos idos, Lagos era um dos postos comerciais mais famosos da Europa, e hoje orgulha-se desta herança! Um olhar mais atento sobre a cidade, revelará um epopeico e surpreendente conto decorrido na época dos Descobrimentos Portugueses.

Com a sua costa abrigada e águas calmas, a baía de Lagos é um ótimo local para atividades náuticas e passeios de barco. Ao passear pela cidade, poderá encontrar várias ofertas de atividades marítimas, desportos náuticos, passeios de barco e catamarãs.

 

Siga as nossas dicas e perceba quais os locais de interesse em Lagos e no Algarve, para que desfrute de umas férias memoráveis.

Qual a melhor marina no Algarve?

Para os amantes de barcos, Lagos é um ótimo local para atracar e relaxar. A sua pequena, mas premiada Marina proporciona a todos os que a visitam uma experiência descontraída e agradável. Encontra-se perto do centro da cidade e permite um fácil acesso a lojas, restaurantes e a outras atividades interessantes. As melhores experiências em Lagos, podem ter início aqui num tour com a Discover. Veja onde estamos sediados. Encontre tudo o que pode saber sobre a Marina de Lagos no site.

Como posso fazer um passeio de barco no Algarve?

Para os fãs de passeios de barco à vela, o sudoeste de Portugal é definitivamente o lugar a visitar. Existe uma combinação surpreendente de ventos constantes, condições de mar perfeitas e uma linha costeira estonteante, onde são criados aqueles momentos perfeitos que todos os amantes de barcos adoram.

Este ano, a cidade e a Marina de Lagos receberão novamente o GC32 Racing Tour, um evento de vela internacional. Devido ao sucesso do Campeonato do Mundo de Lagos de 2019, esta espetacular regata, terá lugar duas vezes este ano em Lagos. Acompanhe de 30 de junho a 4 de julho e de 28 de julho a 1 de agosto. Mais informações sobre o campeonato aqui.

Se estiver na cidade, terá o privilégio de testemunhar os incríveis catamarãs voadores a atravessar a Meia Praia. Estes extraordinários catamarãs podem atingir velocidades máximas de 40 nós. Conheça mais sobre esta frota de catamarã, aqui.

Quais os desportos aquáticos mais populares do Algarve?

Se é um fã de desportos aquáticos, há muito por onde escolher!

  • Se gosta de andar de Kayak, então a costa sul é perfeita! Há penhascos assombrosos, praias lindíssimas, grutas de todos os tamanhos à espera de serem exploradas. A maior parte da linha costeira oferece condições ideais de mar e está naturalmente abrigada das ondas do Atlântico. Lugares como a Ponta da Piedade ou Benagil, são famosos pelas suas formações rochosas de arenito e estão na lista de desejos de todos os que nos visitam. Tenha uma das experiências mais revigoradoras com a Discover. Conheça a nossa aventura em Kayak na Ponta da Piedade, aqui.
  • Lagos e Alvor são destinos populares para a prática de Kitesurf, onde as condições de vento e mar são excelentes. Os ventos predominantes de noroeste, dão-lhe a quantidade exata de vento e um contacto plano e suave, permitindo uma velocidade extra. Conheça a escola de Kitesurf dos nossos amigos, aqui e tenha uma experiência perfeita ao fazer os seus cursos, ou ao alugar todos os materiais necessários para uma experiência única.
  • Se gosta de Surf, então a costa sul e oeste do Algarve merecem definitivamente a sua visita! Na costa oeste, durante os meses de verão, o mar está mais calmo, mas ainda assim, é adequado para os surfistas experientes e os principiantes no surf. Existem alguns spots onde pode experimentar como: Arrifana, Carrapateira, Beliche, Tonel e Martinhal. A costa sul é menos consistente, mas locais como o Zavial e a Praia da Luz podem proporcionar bons momentos. Tenha atenção ao territorialismo nesta zona.

A partir dos meses de outono, as correntes NW e SW entram em funcionamento. Durante este período, a ponta sudoeste do Algarve é um ótimo local para surfistas experientes. Nesta altura irá precisar de fato e botas de mergulho e quiçá de um companheiro de surf experiente!

  • Outro dos mais populares desportos aquáticos no Algarve, é o Wakeboarding ou o Wakesurfing praticados na baía de Lagos durante o período da manhã. O mar flat, o pouco tráfego e a brisa marítima suave, são as características ideais para este desporto. Encontre na Marina de Lagos, barcos a motor para afretar e o levar consigo. O equipamento pode ser alugado e, se desejar, pode mesmo contratar um skipper. Dê uma vista de olhos aqui e encontre o seu barco rígido para alugar.

 

Top atividades ao ar livre no Algarve

Se preferir o ar do campo e alguma adrenalina à mistura, siga as dicas.

  • Para os entusiastas das caminhadas e do ciclismo, o sudoeste algarvio oferece uma experiência de cortar a respiração. A Rota Vicentina é um dos mais belos trilhos que se pode fazer no sul da Europa. Localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, este trilho é adequado para iniciantes e entusiastas mais experientes das atividades ao ar livre. Poderá escolher o seu nível de dificuldade e construir diferentes fases através de algumas das mais belas e intactas praias do sul da Europa. Conheça os trilhos e todas as atividades aqui.
  • Os fãs de Birdwatching terão momentos de puro divertimento no Algarve. Com as suas paisagens deslumbrantes e o tempo perfeito para a prática durante todo o ano, a região oferece pelo menos 28 pontos de observação de aves com 395 espécies registadas. Em terra ou no mar, terá a oportunidade de observar várias espécies populares. Desde o gracioso Flamingo na Ria Formosa, ao Abutre Egípcio no Cabo de São Vicente, existem tantos outros encontros memoráveis que aguardam a sua visita. Na cidade de Lagos, a Ponta da Piedade abriga algumas das mais emblemáticas aves marinhas da região. Desde o delicado Painho-de-Cauda-Forcada até ao inteligente Cormorão, poderá encontrar nesta zona, um dos melhores locais para a observação de aves. Por aqui também terá a visita assídua da Gaivota e o espetacular Ganso-Patola com os seus mergulhos de cabeça. Conheça o Festival anual de Birdwatching em Sagres.

Por Davy De Groote no Unsplash

 

Os melhores restaurantes em Lagos

Para os entusiastas de boa comida, Lagos é um verdadeiro deleite!

Depois de várias atividades, há que recuperar as energias com boa comida e excelentes vinhos da região.

Com a variedade de peixe e marisco fresco presente nos restaurantes da cidade, poderá aprender o quão espantosa a comida portuguesa é. Vários restaurantes estão à sua disposição, desde uma experiência mais requintada, ao típico restaurante português onde os locais vão. Se desejar fazer um tour sobre a excelente gastronomia local, consulte os nossos amigos, aqui. Se preferir se aventurar sozinho, deixamos algumas sugestões de restaurantes em Lagos:

Com as adegas e quintas a brotar em toda a região, o vinho do Algarve está a tornar-se famoso pela sua qualidade. As regiões de Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira são o lar de várias deliciosas uvas autóctones com solos de boa qualidade que no final dão um néctar dos deuses. Perto da cidade, Lagos oferece-lhe a oportunidade de experimentar uma experiência completa de vinho biológico. Embora a produção seja limitada a cerca de 10.000 garrafas por ano, o Monte da Casteleja produz alguns dos vinhos mais fantásticos da região. Marque a sua visita guiada à propriedade e adicione um almoço caseiro ao tour.

A cidade de Lagos é uma das mais apetecíveis a sul da Europa, para passar bons momentos nas férias. Quer seja pelo mar ou por terra, a animação e as novas experiências nunca terminam, tornando-se contagiantes.

Venha experimentar a adrenalina de navegar num catamarã da Discover Tours e conheça todas as nossas experiências!