A cidade de Portimão oferece uma mistura de sensações, de experiências e momentos que ficam gravados na memória de quem por lá passa. É uma cidade turística, tal como tantas outras da região, mas ainda assim, consegue ser muito mais! Tem a maior densidade populacional do Algarve e apenas três freguesias. Tem um pouco de mar e de campo, e na cidade avistam-se as paredes e ruas com casario branco, que contam as histórias e as horas dos pescadores no alto mar. As chaminés altas de tijolo burro, anunciam a passagem das antigas fábricas de enlatados que outrora trabalhavam 24 horas, sem parar. Hoje, as chaminés em tons de vermelho são a casa de várias cegonhas, símbolo desta cidade.

Fotografia de Etienne Girardet – Unsplash

Portimão é uma cidade de descobertas durante o dia e noite. É um lugar ligado ao desporto, o qual já foi a Capital Europeia do Desporto no ano de 2019. Tem vários complexos desportivos, dispersos por toda a cidade, como os campos de futebol onde são disputados grandes jogos da primeira liga. Tem campos de golfe premiados, ringue de hóquei, campos de basquete e muitas atividades náuticas, não fosse esta cidade delineada pelo mar e pelo rio.

Se optar por viajar para Portimão, siga as nossas sugestões e conheça uma das melhores cidades para umas férias inesquecíveis!

O que visitar em Portimão?

Portimão tem várias atrações turísticas e lugares a visitar. Descubra alguns que lhe propomos.

Marina de Portimão – Começamos pela marina, situada numa das barras mais seguras de todo o país da qual se acredita que nasceu o nome da cidade por ser apelidada de “porto à mão”, com o passar dos anos transformou-se na palavra “Portimão”. A Marina de Portimão é banhada pelo rio Arade a oriente e pelo Oceano Atlântico a sul e por aqui entram mega-iates até 50 metros. Encontre bares, restaurantes, lojas e espaços exteriores amplos, ótimos para um passeio de bicicleta. Ainda na marina, fica a praia exclusiva com espreguiçadeiras até ao mar, onde lhe são servidos cocktails sem precisar de se levantar.

Fortaleza de Santa Catarina – A poucos metros está a imponente Fortaleza de Santa Catarina. A subida até ao topo é desmedida, mas a vista sobre a marina e a Praia da Rocha, valerão cada degrau alcançado.

Museu de Portimão – Agora mais perto do centro da cidade, seguindo o rio Arade em contracorrente conheça os antepassados de muitos portimonenses. O Museu de Portimão conta a história das antigas fábricas de peixe enlatado da cidade com maior foco na Fábrica do Feu, onde hoje se encontra o edifício do museu. A exposição permanente é bastante interativa, com vídeos, réplicas ou objetos de outros tempos que ajudam a explicar o dia a dia das operárias e dos pescadores das sardinhas e cavalas.

Rua das Lojas – O centro de Portimão é uma surpresa bem guardada a todos os visitantes. Tem sítios de animação noturna surpreendentes como a Tasca Porta Velha. Todos os recantos desta tasca, guardam uma relíquia ou um curioso teto repleto de rolhas de cortiça colocadas à mão. As ruas em calçada portuguesa, as paredes forradas a azulejos e a simpatia recebida nas lojas de comércio local, fazem da baixa um ponto muito característico de Portimão. Visite e perca a noção do tempo por entre a rua das lojas, como esta zona é conhecida.

 

As melhores experiências para fazer em Portimão.

Nestas férias, leve consigo as melhores memórias e experiências de sempre.

Passeio de Catamarã Algarve As experiências por mar são obrigatórias em Portimão! Não poderia perder o passeio de Catamarã ao famoso algar de Benagil, às grutas de Carvoeiro e ainda ter momentos de diversão com as atividades no parque aquático insuflável em frente a um dos locais mais bonitos da cidade, o João de Arens. Nesta viagem, pratique o seu equilíbrio sobre uma prancha de SUP ou explore o fundo do mar com o material de snorkeling disponível no barco. Relaxe a bordo do Catamarã da Discover Tours e guarde na memória estes locais magníficos onde a natureza é rainha. Saiba mais sobre este passeio e reserve logo o seu lugar, aqui.

Mergulho – Se ficou fascinado com as histórias sobre o mar depois da sua visita ao museu, marque um batismo de mergulho na PortiSub, um dos mais antigos clubes de mergulho da cidade. O clube fica a um minuto de distância do Museu de Portimão e, para além do batismo, pode também visitar um parque subaquático com embarcações propositadamente naufragadas. Conheça mais sobre o projeto do Ocean Revival.

    Fotografia de Kris Mikael – Unsplash

    Autocarro Turístico – Agora por terra, damos a conhecer uma experiência única. Conheça a cidade num autocarro descapotável, com comentários em três línguas. Pode ingressar nesta viagem em qualquer paragem definida pelo autocarro e sair onde preferir. Esta viagem leva-o a descobrir alguns segredos sobre Portimão, Alvor e a Praia da Rocha, através dos comentários de cariz histórico, curiosidades e ainda dão ótimas dicas sobre gastronomia! Veja como pode partir à aventura neste autocarro turístico, aqui.

    Fotografia de City Tour

    Autódromo Internacional do Algarve – É adepto de experiências totalmente diferentes e cheias de adrenalina? No Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, pode conduzir não um, mas três carros desportivos num circuito reconhecido internacionalmente. Se é um apaixonado pelo desporto automóvel, saiba que pode conduzir um Honda Civic Type R, um Porsche Cayman 718S e um AMG GT C. Para além desta experiência completamente alucinante, acompanhe ao longo do ano várias provas como o MotoGP. Conheça mais sobre o The Driving Trio, aqui.

    Fotografia de Pascal Richier – Unsplash

     

    Quais os melhores restaurantes em Portimão?

    Saboreie desde o petisco à sobremesa nos melhores restaurantes de Portimão.

    Para petiscar – Portimão é conhecida por ser a cidade da sardinha e das conservas. Por essa razão, na primeira sugestão entram vários sabores do mar enlatados. Faça uma degustação de conservas portuguesas na Maria do Mar, onde o recebem com simpatia e pratos recheados de cavala, atum, sardinha ou anchovas.

    Para beber – Acompanhe qualquer degustação com vinhos produzidos em Alvor. A marca Villa Alvor tem vinhos tintos, brancos e rosés, produzidos em solo argilo-calcários que personificam a essência do Algarve. Na antiga Quinta do Morgado da Torre, pode ainda marcar uma prova de vinhos ou comprar diretamente na loja estes vinhos de excelência.

    O prato principal – Gostava de saber onde comer bom peixe acabado de sair do mar? A Dona Barca, na zona ribeirinha de Portimão, é onde o peixe é servido com toda a atenção que ele merece. À entrada, na vitrine, escolha o peixe do dia, acompanhe-o com xerém de berbigão e peça o piripiri da casa. Será de comer e chorar por mais!

    Quando visita Portimão é imperativo comer sardinhas assadas? A nossa sugestão fica desta vez em Alvor, o Zé Morgadinho, fica junto à ria, de frente para a antiga lota. Percorra com o olhar as fotografias antigas da vila e conheça as afamadas pragas d’Alvor nos quadros pendurados nas paredes. Neste restaurante, tudo o que vier ao prato é fresco e feito na brasa. Bom apetite!

    Se o peixe não for o seu forte e a comida italiana vem sempre em boa hora, sugerimos a Pizzaria La Dolce Vita. As pizzas e as lasanhas são feitas em forno de lenha e ainda tem opções vegetarianas. Este restaurante fica na rua principal da Praia da Rocha e está aberto desde 1987. Não se irá arrepender!

    A sobremesa – Um gelado calha sempre bem em qualquer altura do dia. Em Portimão quando se fala de gelados, todos sabem o caminho para os melhores! É na zona ribeirinha, junto ao coreto que se concentram centenas de pessoas à espera de provar os gelados de máquina de pistácio e iogurte, ou num outro estabelecimento ali bem perto, as bolas de gelado na bolacha com sabores muito diferentes do habitual. Faça a sua escolha e mais tarde diga-nos qual o seu preferido.

    Fotografia de Alex Teixeira – Unsplash

     

    Portimão tem várias experiências culturais, gastronómicas e desportivas. O que lhe propomos é descobrir esta terra cheia recantos peculiares e no fim embarcar connosco numa aventura pelos mares de Portimão, até às grutas de Benagil. Faça já a sua reserva!